terça-feira, 29 de setembro de 2009

E TUDO COMEÇA ASSIM...



Eu & EU -  Dois tempos -  Marrentinha Botocuda, com seis meses e Bicho Cascudo, adultérrima.

1998 –14:00h. Departamento de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo. A sala está vazia. A Universidade se encontra em greve. É a minha estréia na passarela lúdica da cerâmica. Caminho pela sala, onde se encontram trabalhos espalhados por todos os lados.
Alguém diz:
- Pegue essa bola de “faiança” e... trabalhe...!
Argila é água e terra que se somam... e que magicamente após a queima, se transformam em cerâmica...! É a receita dessa arte, tão milenar e onírica... tudo em mim é espanto, encantamento e excitação... eu, que passo toda uma vida adquirindo peças de cerâmica de artesãos brasileiros e estrangeiros. Sempre apaixonada, minha casa mais parece um mercado popular...para rapidamente se transformar na meca de minhas obras.
Eu, que sempre estou do outro lado, sem imaginar sequer o que seja argila, quanto mais, “faiança”, que é um tipo de argila nobre. Ela , quando crua, é cinza – meio que sem charme, mas quando da queima, toma uma coloração branca e muitas vezes, se aproxima do rosa suave... é com esse tipo de argila que se dá a minha iniciação e alfabetização num mundo poético em que posso tudo.
Começo por aí. Há um sentimento estranho, tímido e desajeitado e de certo medo. Enquanto experimento essa massa fria, quente, molhada, úmida, dura e plástica, meu coração escorre por entre os dedos, daí então, tudo se acende. Descubro minha luz interior - direcionando meu caminho rumo ao inesperado. Começo então, a escalada de mim mesma.

*Pataxó - texto e imagem
Escultura cerâmica: 38cm x 36cm.

31 comentários:

Pataxó Lima disse...

Deixa eu inaugurar o meu novo oceano...rsrsrs... ainda estou dando um trato no visual...uhuuuuuuu...!!

Pataxó Lima disse...

Estou apenas testando

Tato Skin disse...

Mais uma vez é comprovado, o artista não escolhe a arte, a arte escolhe o artista.E quando nos damos conta, cá estamos atolados até o pescoço nesse mundo lúdico e onírico que nos faz rir de dentes. Texto-explanação perfect!
Adorei tudo.
Bj meu Pataxó

Tato Skin disse...

Ops... também só testando o comentário e o seguidores...rsrsrsrsrs

Manoel Soares Magalhães disse...

Maravilha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Bem-vinda!!!!!!!!!!!
Adorei!!!!!!!!!!!!!! Bom di mais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Carmen Garrez disse...

Gostei de ler sua iniciação e a explicação sobre tão nobre arte...Ser ceramista é a mesma coisa que criar um mundo,um modo de vida que vem da terra e do fogo,elementais essencias à vida ! Bem-vinda nossa querida, generosa,tão admirada e amada PATAXÓ e seu grande talento !!!!!

Carmen Garrez disse...

Sinto-me muito honrada em fazer parte do CERÂMICA É TALENTO,com meus comentários e o vídeo,Sensualidade Primitivista, feito por nada mais nada menos que Pataxó Lima...! Tenho certeza que será um espaço de brilhantes criações e muitos risos...

"All things" Productions disse...

Foi um prazer enorme tê-la conhecido, sua arte vai além do que eu imaginava existir. Sucesso no blog e na vida!!!!

Anônimo disse...

Quero deixar claro que em termos de artes, no Espirito Santo, vc é a melhor, além de ter a sorte de manter no meu acervo algumas peças suas, que venero e vc é imbatível, mesmo, mulher linda.
Abraços do eterno admirador,
Luiz Antonio Vargas

Bia disse...

Pataxó
Depois de tudo o que falaram a seu respeito e sobre seu talento fico tímida pra me expressar e não falar o realmente penso. Vc é otéééésima!
Bia.

Luiza Caetano disse...

O que ela é?
Uma TALENTOSA LOUCA DE MUITO RESPEITO!

Surpreendente pela imaginativa e pela criatividade!

Tem uma coragem eróticamente ousada. Sabes escrever-se e descrever-se com toda a inocência duma consciência descarada.

Merece o nosso imenso aplauso porquê?
Porque faz a diferença!
Porque tem a saudável humildade de se afirmar autêntica!

BEM HAJA, PATAXÓ!

O mundo precisa de gente assim,
PATAXONADAMENTE

Beijos

conceição disse...

Arretada Pataxó!!!!

A sua figura me atraiu pela sua excêntricidade, criatividade, alto astral e talento!!!!
Vc domina o que faz e pra todas pessoas que, como eu, amam essa expressiva forma de arte plástica e a arte em geral vc representa na sua forma de criar de forma moderna e expressivamente colorida o amor pela cerâmica que domina todo o seu coração de artista!
Muito Massa seu blog!
Muito axé!

SEYSE

Ruy Leite (ERRRRREEE) disse...

...acho que do inesperado ...acontece ...sao ideias que sesomam, depois subtraem, e a procura constante faz que de uma direcao se tome outra e outra e outra,,,e a realizacao espiritual se materializa....essa visao traz o sorriso,,,e a alma se lava,,,os olhos contemplam,,,a obra esta plena, completa, perfeita,,, vinda de Deus !!!

...pelas suas maos, foi feita a criatura,,,esta viva !!!

MARY ROSSE disse...

Amiga, talento é coisa que não é para todos, mas vc foi privilegiada, seus trabalhos são divinos e vc além de amiguxa e fantástica, adorei seu blog, muito legal, vi q vc conseguiu fazer muita coisa ai heim, mudou as coisas de lugar como vc queria heim!!! VIVA!!!!
bjs. Mary

Anônimo disse...

Sérgio Alberto souza
é tão difícil encontrar sites sobre cerâmica e considerei este achado muito legal, porque a ceramista é uma escultora incomparável, que foge do lugar comum de panelas e xícaras, vasinhos que todo mundo faz. Que Deus mantenha essas mãos talentosas para sempre.Um grande abraço de mais um admirador.

É o Benedito! disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
É o Benedito! disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pataxó Lima disse...

RESPOSTANDO ao adorável É o Benedito!

Poderoso É o Benedito,
que delícia ter vc na minha tribuna libérrrrima... arrasou, bem ao seu estilo que não sei qual é, só sei que é chiC pra dedéu...rsrs!Cuma çê sabe que num sei lê e escrivinhar, menos aindia... estou sempre escancarada a aprender, ainda que o meu tico e tecos andem sempre avariados... é o bicho...rsrs!
De qualquer forma fico sempre honradéeeeerrrrrima e arrupiada literalmente cum sua surfada nobilíssima... e por conta disso, cuma odeio letras e adoro caldinho de cahorrrinho feio, hoje vai rolar muito caldo e cerveja, lá no Ceará, feito pela Craudia... só que ela ainda num sabe, porém, até à noite, temos tempo...rsrsrs!
Volte sempre e não se esconda, porque eu te acho... aposte nissso...hahahahahaaaa...!!

É o Benedito! disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
rose disse...

Gostei de sua explicação sobre sua uma parte de sua pessoa. me fez lembrar de parte de uma musica " eu caçador de mim" Acredito eu que nesse campo é que vc se encontra,e até consegue ser uma diva, são nas suas peças lindas que vc se realiza, patashoww, patasexochic, pataerotic. Te amo!!! bjus, sucesso, vc deixa-nos com gostinho de quero mais..... Perversa eu!!!

Anônimo disse...

Mariana
Vc tem um estilo curiosamente particular, o que a transforma em uma artista única. Já conheço o seu fotoblog há muito tempo e venho te acompanhdo também no orkut e agora, vou ficar aqui também, é lógico.
Um fds,

rofeme disse...

pataxó sua escolha para arte, de escrever e fazer cerâmica, mostra o quanto vc se apresenta para o mundo , pois aqui estamos de passagem , mas vc sempre marcando sua passagem na vida.

Anônimo disse...

Zé Maria

Gosto e acompanho seus trabalhos.
abraços

Carlos Alberto Alves Ribeiro Filho disse...

Vc tá demais com seu novo brinquedinho que é sério, mesmo!Parabéns, vc é sempre ótima no que se propõe a fazer.

Carlos Alberto Alves Ribeiro Filho disse...

Adoro esse seu jeito desprendido de ser, de tá nem aí para essa gente que é incompetente e morre de inveja do seu talento e vc os enfrenta de verdade: mostrando trabalho. Esta é a forma mais correta de pisar nessa mediocridade como se pisa em baratas. Você é ótima de qq forma.
Fã-nático rs!
bjs

Unknown disse...

Sei que vc vai adorar quando encontrar meus coments.O seu lado exibibicionista me encanta por que é totalmente transgressor e lindo.eu adoro e não me canso de aplaudir.Vc é especial.
Tiggre Bengalês

Unknown disse...

Esta botucodinha já prometia com esses olhinhos atento para o mundo que surgia diante dela.E aconteceu o que já estava escrito que vc seria um sucesso. Sinto o maior orgulho de tê-la junto de mim.
abraços cheios de carinhos.

Unknown disse...

A D O R O O O O O O VCCCCCCC!!!!

SEU CONHECIMENTO CONCEITUAL E RACIONAL DO MUNDO, Q CARACTERIZA SUA HABILIDADE DE INTELIGIBILIDADE....COMO NA FRASE "SEXO VIOLENTO E CHIC", UI!E NA FOTO "EU & EU".
VC É "O" CARA!!!!
BJOSSSSSSSSSSSSSSSS
PS:Espero q vc demore pra voltar pro seu planeta, apesar deste não lhe fazer jus!!!

arletegenervam disse...

MAS TU É DANADA DE PORRETA MULHER!!!
SEUS TEXTOS SÃO DIVINOS TU FAZ PARTE DA CRIAÇÃO DO MUNDO!TU É DIVINAMENTE ESPECIAL!!!!!
BEIJÃO!!

Anônimo disse...

Franco Nero

Estive perdendo suas publicações irreverentes e isso nem tem desculpas, mas, vc sabe que sempre é musa poderosa.
Abraços imensos.

arletegenervam disse...

Daí, delicadamente, que nem pelo de tartaruga, sugiro que ela feche os laboratórios de informática das escolas e LanHouses do país e joque na lixeira o PC...rs! Nesse momento, estréio como serial killer nética... dou um CTrl DeL... Chuta que é macumba... rsrs!"
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
amiga adorei!!querida este mundo é cheio de hipocrisia!!!Fala sério!!!
kkkkkkkkkkkkkk,vc foi demais!!!
Adoro esta sua liberdade de se expressar!!!!!
Nunca ri tanto na minha vida!!!!!
vc é sensaciomal amiga!!!!