quinta-feira, 8 de outubro de 2009

KERAMIKOS É MAGIA



Peça em estado de "couro", ou seja, pronta para a queima.

A palavra cerâmica se deriva do grego “keramikos”, que significa substância queimada. O artista que trabalha com o barro deve ter talento/habilidade com a argila, que é a matéria prima da cerâmica, e moldam com suas mãos, uma a uma, estas peças que sempre devem ser únicas.


Em geral, utiliza fornos para cozer as peças, que necessitam de temperatura média de 700 graus.
Alguns estudiosos consideram artesãos, quem se especializa na elaboração da repetição de peças. Quando se dá o contrário, ou seja, quando o artista constrói peças únicas, ele passa a ser um escultor cerâmico ou em cerâmica.


Eu, por exemplo, sou escultora cerâmica, aliás, nem sei se existe esse codinome, porque meu trabalho tem todo o diferencial, onde apenas uso como base a argila, quando poderia ser ferro ou mármore ou outro material qualquer... Porém, sempre são peças únicas...


Busco explorar a reprodução do meu mundo/tempo em escalas normais... Isto me fascina, porque o visitante vai sempre se surpreender, querendo tocar o objeto, porque o que meu cérebro registra, é a minha realidade, e a surpresa acontece, no momento exato do toque... e as expressões dos visitantes das minhas exposições são ótimas, de riso e encantamentos, porque salta do rosto o inesperado que é a constatação de que é um objeto... uma escultura em cerâmica... Isso é lindo... rs!


Adoro passear nas minhas exposições, anônima, e observar as reações... ouvir os comentários e muitas vezes me assustar, ao ficar com o coração na mão, quando as pessoas tocam/pegam (elas sempre fazem isso) nos objetos sem acreditar que sejam esculturas... Nesses momentos há em mim dois sentimentos: uma alegria que atravessa todas as cores e brilhos dos meus sentidos e a outra, que as peças têm muita retração, que requer muitissimo cuidado para não se quebrar, embora a cerâmica seja resistente e atravesse milênios, ela necessita e exige carinho, também... de ser tratada que nem as pessoas que a gente ama... com cuidado, como se fosse um sopro...rsrs!
Então, tá...!

*Texto e imagem Pataxó







18 comentários:

Anônimo disse...

A cerâmica tem um nome tão charmoso em grego.Eu não sabia e gostei.Muito bom o texto.
Mariana Souza

Manoel Soares Magalhães disse...

Não consigo olhar uma escultura de cerâmica sem pensar na gênese humana... Somos feitos do barro... Para o barro voltaremos. A obra de Pataxó, nervosa, apaixonada, abundante de vida, de côncavos e convexos, dá-nos o devido encaixe a essa realidade... A realidade do barro... Matéria primordial,maleável e falsamente dura... Somos, como já disse alhures, feitos de barro/sangue/vísceras/nervos... Esculturas... Pataxó prega, através de suas mãos, mediante sua arte, o que deveríamos ser se não fossemos tão intrinsecamente "certinhos"... A irreverência deveria ser nosso norte, nosso sul, leste e oeste... Deveria ser a própria vida...

ruyyyy disse...

O texto e otimo sim,,,e os seios maravilhosos,rs...sensuais a beca...Pataxo,,,parabens mais uma vez,,,redundante,,,mas tou aprendendo a cada visita... uma novidade, uma curiosidade, um deleite...de leite mesmo,,rs

Anônimo disse...

Ana Maria Dias
Conheço e te sigo há muitos anos as suas exposições para sempre me surpreender pelo realismo poético de sua obra.Surpreendente ver cada sapato, roupa, figura. Suas peças mais parecem vivas de realismo fantástico. Permaneça assim porque Deus sempre te abençoará.
Abraços da amiga fan.

Anônimo disse...

Dante de Alighiere

Estou vendo que tem concorrente na área e está parecendo ser uma índia botocuda e talentosa rs.
Tenha um ótimo fds, pessoa incrível.
com muita dificuldade consegui publicar.

Anônimo disse...

Pataxic's tava com saudades de vc e quando vamos tomar todas, minha amiga e rir muito?!Vou telefonar quando voltar do findiferiadão rs
beijos do janjão.

rose disse...

Ei!! É tanta loucura, será que vc não é uma reencarnação de algum dos Deuses do Egito??? Ora, ora, elogios 1000, para ti, sapato, roupas intimas, e tantas coisas. Não é a arte pela arte, e sim arte pelo desejo e impulso de se sentir e ser uma estrela. Vc para mim é a estrela da cerâmica neste momento. Amar-te é pouco, quero voltar a ser barro para vc usar e abusar de minha pessoa. Bijus

MARY ROSSE disse...

achei interessante este texto, e a escultura um espetáculo.. bjim amiguxa

Anônimo disse...

Será que a tecnica substitui o talento? Não acredito nessas coisas, porque nada substitui o talento e é o que soibra em vc, meu amor.
Muitos beijos sempre.

O SEU MATADOR PREFERIDO.

Unknown disse...

As raízes de uma arvore captura os nutrientes as folhas o oxigênio necessário para a vitalidade de uma frondosa espécie do mundo vegetal. Aprendemos isso na infância. Porém, Pataxó é como uma arvore tipo: um cedro, um carvalho, uma umburana. suas mão estão fincada no barro e sua cabeça flutua e folhosamente na atmosfera fazendo a fotossíntese na formas e assim dando a beleza que a natureza proporciona. A criativa raiz e o tronco não se curva a mediocridade. Pataxó é oxigena a arte. E arte é a sua cerâmica. Ave Pataxó.
Mauro(Morro do Pinto)

Unknown disse...

Pataxic's, adoro o seu trabalho. Eu o conheço desde o início e ele é incomparável. Amo seu senso de humor porque ele é inteligente, a sua alegria é invejável, porque ela brilha constantemente e tudo isso em vc me encanta. Te adoro, minha companheira e amor.
Tiggre Bengalês

Tato Skin disse...

Então tá... somos assim mesmo com nossas criações, cuidado de pai zeloso com a cria.
Realmente muito bom visitar nossas exposições em anonimato, há esse sentimento de protejer nossas crias de mãos não tão cuidadosas ou apenas curiosas.
Seu trabalho, é lindo, voce é linda, Tudo isso é lindo... rsrsrsrs
Lembrei de alguém.... rsrsrsrsr
Bj minha deusa das bandas de Vitória

Unknown disse...

Querida pataxó, estou feliz de poder publicar aqui o que penso de vc: vc é 1000!
abraços fraternos

"All things" Productions disse...

Acredita que me deu água na boca?

Anônimo disse...

Pataxo, que pecado, essa coisa gostosa realmente dá um negócio esquisito aqui pelas bandas de baixo.Pára com essa brincadeira tão estimulante.Veja só como vc deixou o cara de cima.Tudo culpa sua e depois não reclama rs
beijão do JanJão

arletegenervam disse...

pATAXÓSSSSSSSS
mULHER DINÃMICA ESTA SUA ARTE ESTÁ ENCANTADORA!E TU SABE EXPRESSAR DE TODOS OS MODOS!!!!!
MARAVILHOSA!ADORO VIR AQUI E LER E CURTIR ESTA MAGIA SUA!!!
Diz a lenda que a arte cerâmica é magia, sedução e o imponderável. Ela é a estrutura do universo. Indo mais longe. Possui diversos níveis de densidade, textura e milhões de sutilezas... o ceramista é uma luz criadora.POIS SUAS PALAVRAS MESMO CONFIRMAM TU É UMA FEITICEIRA,ENCANTA,MODELA E SE ENTREGA POR INTEIRO A SUA ARTE.SINTO QUE VC ESCORRE,DESLIZA ENTRE TODOS OS MATERIAIS QUE TOCA E ISSO AMIGA PODEROSA É ARTE DE PRIMEIRA QUALIDADE,É ARTE GENUINA,NUM É ESSA PATACAIADA QUE A GENTE VÊ POR AI.NEGUINHO TIRANDO ONDA COM NADA!TU É ALMA É CORPO É MAGIA ENCANTADORA E ENERGÉTICA!
TU MEXE COM TODOS OS NOSSOS SENTIDOS!!!ISSO É ARTE!E ARTE DE PATAXÓ!!!!!!!VOCÊ É PLURAL MULHER!!!

ARLETEGENERVAM SUA FÃ INCONDICIONAL!!!!
BEIJÃO E ABRAÇO APERTADINHO CHEIO DE ENERGIA DIVINA QUE CINTILA!

Anônimo disse...

Franco Nero

Esta imagem é super profissional, ou seja, só um bom fotógrafo conseguria esse efeito de luz redonda. Vc é ótima sempre!

rofeme disse...

Pataxow: suas criações são retrato da leitura que vc faz da arte, da maneira como fotografa a vida cotidiana, parabéns.