sexta-feira, 20 de novembro de 2009

SISTEMA DE COTAS...?!? ÓH... PRO ÇEISS...rsrs!!




É saudável um olhar para a realidade extramuros dos guetos universitários.

A universidade é pública. Porém, a universidade pública escamoteia as desigualdades de oportunidades fundamentadas em diferenças sociais e culturais. Mas, se as universidades públicas somos todos nós, por que então, permitimos que elas segreguem...?! Por acaso o negro tem cérebro menor que o branco, o ruivo, o loiro e o estampado...?! Por acaso o negro é um bicho irracional...?!

Filha de uma índia pataxó e de pai com o pé na África e no entanto, não pertenci e nem pertenço a uma minoria negra que quer levar vantagem, quer permanecer coitadinha, discriminada, execrada como sempre...rsrs! Reforçando a cultura da inutilidade...ái, credo!

Sou de uma família de assalariados, trabalho desde os 12 anos... freqüentei escolas públicas. Livros??!! Acampava nas bibliotecas públicas, nos feriados e finais de semana... Aos 20 anos, abusada e competente, realizei um dos meus maiores sonhos. Participei de um concurso internacional. Prêmio: 30 dias na Europa, com tudo pago...rsrs!! Simplesmente ganhei...!!! Fui notícia na grande mmídia. E daí em diante, saí mundo a fora... E já tinha entrado na universidade.

Trabalhando de dia e estudando à noite... e fui seguindo... fazendo pós em alguns níveis, estudando línguas... depois, descobri que era escultora, tendo meus trabalhos espalhados mundo a fora e transitando pelo webdesign e mais alguma coisa, além de passar por algumas redações desse país... simplesmente sem pedir ou querer levar vantagem e sim, buscando ser a melhor...sem me sentir uma coitadinha negra e índia... caramba... e até agora, não doeu nem um pouquinho!!

O que rola comigo é uma atitude de gênio?! Nada disso. É um exercício simples.  Obrigação de qualquer cidadão que se pretende decente e sério, que se respeita e se ama... independente de ser branco, loiro, ruivo ou negro, listrado, estampado ou seja lá a porra que for... é isso aí!!

E olha que o ensino já anda sucateado há décadas... e como se não bastasse, vem essa safadeza de cotas... Pobre país bananeiro...rs!!

*Texto e imagem: Pataxó



28 comentários:

Manoel Soares Magalhães disse...

Guria, estás coberta de razão. No caso específico, escolher quem entra pela porta dos fundos da universidade é estratificar o coitadismo. Se assim fosse, os anões - em tamanho mesmo! -, e os pobres de todas as cores e plumagens também teriam direito de fazê-lo. Nenhum país chega à dignidade com opções teste nível. Caraco!!!! Vamos crescer, pessoal!!! O século XIX já tem quase 10 anos!!!!! Como a Pataxó, sou de origem pobre, e sofri discriminação por por causa disso. Mas não deixei de ir à luta, buscando meu espaço, usando arte, manha, pá, picareta e machado... Sabe, aquela força tsunâmica que nos empurra para frente... Portanto, negros, brancos, pardos, amarelos, roxos, azuis devem se armar e "derrubar" as portas esgotando suas possibilidades. Caraco!!!! Onde está a criatividade!!!! Somos um pais de negros... E a raça negra é super criativa! Não precisa de favorecimento de gênero algum!!!! É só cantar, dançar, rebolar, pensar, trabalhar, sorrir, amar...
Parabéns pelo texto!!!!!! Fui!!!!!!

Bia disse...

É isso aí Pataxó! Não é criando guetos que vamos resolver a situação social do país.Essas cotas e bolsas estão conseguindo fazer o que se achava impossivel numa terra onde diversas etnias se misturaram:criar barreiras apenas por um fator genético, a cor da pele.Justificar a pobreza com preconceitos é quere fugir do problema, o maior problema do nosso Brasil: falta educação, culura, valorização do conhecimento!
Um povo sem conhecimento é um povo sem dignidade! Tudo em nome da permanência do populismo!!!!
Bia.

Moacir Costa (mtb 0010487/PR) disse...

Bater palmas de pé a teu texto, seria pouco.
Concordo plenamente com o que você diz nele, a descriminação tão odiada e legalmente não aceita, começa pelo próprio legislador, pelo próprio governo.
Mas se abro minha boca para reclamar (meu filho não passou num vestibular aqui, e os cotistas precisaram somente não zerar a prova pra conseguir a vaga) sou taxado de preconceituoso. Af! Infelizmente temos que conviver com mais essa, coisas do brazil, com “b” minúsculo e com “z” mesmo.

Anônimo disse...

Quero dizer que precisava ter alguém para dizer o que penso e mais, Pataxó, acredito que vc tenha esquecido a vergonha cota para empregos, que também não deixa de mais nem menos amoral e fecho com vc nessa bandidagem da velha lei do Gersom, de alguns negros quererem levar vantagem. Que vergonha para a raça que sempre é tão linda.
Parabéns pelo ótimo texto.
JANINE

rose disse...

Minha Diva, concordo plenamente com vc. Nós precisamos dar um basta nesse discurso pobre. Chega, ninguém é coitado. Que país é esse? Daqui a pouco tem cota para gay e evangélico.A qualidade do ensino público tem que melhorar, mas enquanto houver gentinha na área de educação com mente de carangueijo, vc sabe né ! Depois o governo do estado coloca aquela propaganda linda "Papai eu quero ser professor" nada contra a profissão mas nossos governantes são um bando de sem vergonhas, amorais e tudo mais. Bjus

Unknown disse...

Que me desculpem os negros descentes, mas, com esta conduta oportunista por parte de meia dúzia de espertalhões preguiçosos, é por isso que dizem que "negro é feio", porém, acredito que seja apenas minoria que quer se dar bem sem lutar de igual para igual. Onde está escrito que negro é diferente de qualquer ser humano? Esse é um gesto vergonhoso, para quem tem vergonha na cara.
Grande texto. Abraços.

Unknown disse...

Sou negra. Sou totalmente contra o tal sistema de cotas. Quando vc compactua com o a madita cota, vc já está se discriminando e criando guetos, ou seja, se tornando um inferior e se rebaixando. Por acaso o neurônio do negro é diferente do branco? O meu não é. É igualzinho a qualquer outro de qq raça, credo, cor.
Xô sistema oportunista de cotas.
Dá-lhes Pataxó. Tô contigo e não abro.

Anônimo disse...

Viva os negros espertinhos dessa porcaria de país que não se respeita KKKKKKKKK!
ARDENTE

Unknown disse...

Lendo os comentários acima, devo e acredito que quem inventou ou teve essa ideía maldita só pode ter sido coisa de PTralhas, que vivem mamando na teta do governo e agora quer criar uma fórmula de neo escravismo e os negros que não raciocinam, adoram, por serem preguiçosos. Ainda bem que não são todos.Parabéns pela abordagem sempre oportuna.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Resposta aos que levantam a bandeira do coitadismo: pessoal, não estou discriminando ninguém, muito menos aos negros, povo que admiro demais pela criatividade, talento em resgatar atavismos que rascistas brancos trataram de arrancar, ao longo dos anos, de seus corpos e de suas almas. O que disse acima resume-se no seguinte: igualdade para todos!!!!! Negros pobres, brancos pobres, amarelos pobres, azuis pobres... Os poderosos, em sua vocação discriminatória, avançam sobre tudo e sobre todos, independentemente de cores. Policiar-me pelo aquilo que penso é fascismo!!!! Não admito isso!!!!
Vivemos ou não num país democrático?! Almas à Torquemada, pensem!!!!! Não joguem à fogueira pessoas que, pelo fato de abrirem a boca, defendendo suas idéias, são apontadas, no caso específico, como rascistas pelo fato de não aceitarem o sistema de cotas para ingresso à universidade. Caraco!!!! Estamos em pleno século XIX, gente. Respeitem o pensamento diferente! As idéias contrárias! Não admito policiamento!!!! Cresçam!!!! Não sejam anões em pensamento, conceitos!!!!! Caraco!!!!

Unknown disse...

Sou afrodescendete e não vejo nenhum motivo para negro nenhum ficar querendo boa vida. Estudo e trabalho e em mmento algum pretendo levar vantagem como certos espertalhões que se dizem negros. Isto é uma falta de vergonha na cara dessa raça.Vai estudar e concorrer pau-a-pau como qualquer um que pretenda um mínimo de descência, cambada de oportunistas.Tenho dito.É isso ai Pataxó.

Unknown disse...

Sou negra e sem-vergonha também. Adoro boa vida, mas sou contra a tal de cota para qualquer coisa, pq cheira a esgoto e a SO2(dióxido de enxofre).

Unknown disse...

Justamente por causa da esperteza das cotas é que o negro vai continuar de joelhos, porque quer sempre ser o injustiçado e coitadinho! Bem feito, as correntes que pensam que carregam, vão se arrastar ad infinitum enquanto mantiverem essa cultura infame de pobrezinhos esmagados pela direita, esquerda e brancos. Se pusessem o cérebro ao próprio serviço, seriam grandiosos e não as amebas que pensam levar vantagem.
Parabéns Pataxó, pela coragem.

Anônimo disse...

Quero saber quando vai te um concurso para presidente da Petrobras, porque sou afrodescendente e quero saber qual é a cota?? KKKKKKKKKKKK!

CANDIDATO DA COTA

Carlos Alberto Alves Ribeiro Filho disse...

Pataxó, concordo com o seu posicionameno. Concurso, seja ele qua for e em que nivel for, todo mundo é igual, gostando ou não.Então por que proteger essa galera de oportunistas?? Vai estudar como eu e qualquer uma pessoa decente. E deixem ficam posando de coitanhos, eseralhões de uma figa. Que gonha, para quem tem!

Anônimo disse...

Não sei por que ficar nessa besteira de fazEr apologia à honestidade e integridade... para quê se somos sem vergonhas desde 1500 anos?Sou branquinha e afro descendente e daí?
BRANCA ONESTA

Unknown disse...

Que esculhambação é essa aqui no blog da minha amiga? Acabo de chegar do Tibet e encontro essa senvergonhice de negros sabidinhos querendo arrombar as portas da decência? Pode parar!
Beijos miguxa.

Unknown disse...

Não resisti em voltar para dizer que devemos sugerir aos negros espertos para que acordem e façam movimentos em direção a uma educação realemente de qualidade para todos.Ao invez de estar fazendo o jogo do poder. Essa meia dúzia de babacas merecem 100 de escola em horário integral e quem sabe dentro de 150 anos eles se tornem cidadãos de qualidade? Tenho dito! Agora, só volto para o próximo desafio da minha amiga gostosa.Bjs.

Anônimo disse...

Quero saber e tentar entender porque essa branquelada toda tá contra o sistema de cotas? É tudo bundão, porque quer manter a nois tudo escravizado.Quero todos que estão contra ao nosso sofrimento que vá tomar no cu, seus bundões.Tem até neguinho aqui sujando nossa raça. é tudo cuzão.
ZÉ MOLEZA

Unknown disse...

Querida Pataxó, este é um país que não tem vergonha na cara e vai demorar por demais para compreender a importância do respeito ao próximo. Tive de voltar aqui.Abraços de sempre.

Anônimo disse...

Que lástima que esse mundinho DE ESPERTALHÕES e país do futebol só raciocine com as bolas kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
O VINGADOR

Bia disse...

Oi Pataxó?
Sabe aonde foi parar o blog do Gato Ensacado? Não consigo mais acessá-lo.Gosto muito do blog ,dos textos sempre atuais e bem escritos do Manoel,além dos seus, é claro! rsss...

Pataxó Lima disse...

Moça frrrorrr MBia, seguinte:
O Gato Ensacado foi deletado pelo seu dono o sr. Manoel Soares Magalhães, que ao se sentir "invadido na sua privacidade" e se dizer que em sua cidadede Pelota-RS, foi considerado preconceituoso, não suportando tamanha herezia, porque a final ele é uma divindade do Sul, deletou o Orkut e o blog também, sem considerar ou respeitar os possíveis amigos que lá estiveram, por delicadeza e/ou generosidade e que gostavam do formato do site que era lindo e divertido. Sendo grosseiros com seus convidados cronistas... a baixaria foi feia... fiquei horrorizada com a truculência dele, pois o achava um sujeito respeitoso, cavalheiro, generoso...Como a gente se engana com certos tipos de gente...
Da esposa eu esperava, sim, qualquer coisa nesse nivel, mas dele, não...!!
Essa é a história de um velho Gato Ensacado, que por covardia, seu dono o abandonou junto com todos que o admiravam...Eu, prefiro não mais lembrar...rsrs! Querida amiga, desculpe e quero agradecer as suas visitas tão divertidas e oportuna naquele falecido/famigerado blog...rs!
bjs mis desde Vitória.

Bia disse...

É mesmo uma pena que o site tenha sido retirado do ar.Enfim, estamos num país onde parece que todos tem que ter uma só opinião.A maior herança que recebi do meu pai foi ser livre com responsabilidade pelos meus atos e respeitar os direitos das outras pessoas; entretanto estamos vivendo tempos de autoritarismo e covardia; penso que só existem pessoas autoritárias se encontram covardes para obedecerem.´
Lamento mesmo que mais uma porta para textos inteligentes tenha sido fechada.
Bia.

Tato Skin disse...

Minha Deusa, tem um convite prá voce lá no descobridor, dá uma olhada!!!
Aproveito prá desejar um Natal... com tudo que tem direito e um Novo Ano com mais direito ainda!!!
Bj meu... Tudo de lindo prá tu.

Anônimo disse...

Victor Almeida

Pataxóoooooooooooo kd vc mulher?Não vai mais postar?Tô sentindo falta da sua genial irreverência!
A gente se fala depois.Telefono.
Beijos

MARY ROSSE disse...

Amiga, qtos precisam passar no vestibular heim!!
Não podemos nem contar....kkkkkk